Porto amplia oportunidades para colaboradores com deficiência

Próximo ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro), a Porto destaca uma de suas novas iniciativas voltadas ao público interno: o programa “Florescer”, que proporciona ações direcionadas ao desenvolvimento, autoconhecimento, pertencimento e fortalecimento da autoconfiança dos mais de 500 colaboradores com deficiência da empresa.

A iniciativa oferece palestras, letramento e exemplos de boas práticas para apoiar o desenvolvimento de cada pessoa, assegurando que se sintam preparadas para assumir qualquer posição desejada. A primeira ação da jornada incluiu uma palestra abordando como ser protagonista da sua própria história e carreira, conduzida por Milca da Silva, coordenadora de diversidade do Instituto XP, com a participação de 136 colaboradores.

Pensando na construção de uma jornada, neste mês o programa seguirá com um exercício de autoconhecimento voltado para os 4 temperamentos humanos. Em seguida, o foco será inteligência emocional e autoconfiança, com discussões sobre como enfrentar desafios diários. Já em novembro, uma especialista do RH da Porto compartilhará dicas práticas para ajudar a todas as pessoas presentes a se prepararem para entrevistas e se apresentarem com mais segurança, confiantes de seu potencial.

“O Florescer foi construído a partir das necessidades mapeadas em pesquisas e interações com participantes do grupo de afinidade do Juntos, nosso programa de diversidade, equidade e inclusão. Nosso objetivo é criar ferramentas dentro da organização para apoiar as particularidades e demandas de cada pessoa. Vamos dar ênfase à questão da autoconfiança, pois percebemos que as inseguranças que muitas pessoas trazem são um dos principais desafios”, afirma Patrícia Coimbra, diretora de Gente e Cultura da Porto.

Além da novidade, ao longo deste ano, a companhia realizou a 17ª edição do Programa de Formação da TI, e pela terceira vez, intencionalmente, contou com uma turma afirmativa para pessoas com deficiência, oferecendo 25 vagas e possibilidades futuras de integração ao quadro de colaboradores. Criado em 2007, o programa visa qualificar profissionais de tecnologia, proporcionando desenvolvimento técnico e comportamental com um modelo personalizado de capacitação. Com a iniciativa, após o treinamento, 15 alunos do curso se tornaram Portolovers e passaram a compor as equipes de tecnologia da Porto.

Para promover um aprendizado eficiente e inclusivo, o treinamento foi adaptado para garantir a acessibilidade de todas as pessoas participantes. As aulas contaram com intérpretes de Libras e legendas para alunos com surdez, e o software NVDA (leitor de tela livre, aberto e portátil para a Microsoft Windows) foi utilizado pela pessoa com deficiência visual para a leitura dos conteúdos expostos em telas. Além disso, toda a equipe buscou compreender os desafios individuais e oferecer suporte contínuo, por meio de novas soluções e reforços nas situações de dificuldades.

Do individual ao coletivo

Visando continuar evoluindo, a companhia iniciou, em 2022, uma pesquisa de acessibilidade aberta a todas as pessoas com deficiência. Os resultados são analisados em diversas áreas da empresa, incluindo RH, equipe de obras, espaço saúde e segurança corporativa, para implementar melhorias com base nas sugestões recebidas. Em 2023, a pesquisa recebeu 225 respostas, das quais 98% dos participantes avaliaram os canais de comunicação da Porto, os sistemas de RH e os eventos como acessíveis. Isso representa um aumento de 2 pontos percentuais em relação ao ano anterior.

Patrícia reforça que a Porto tem construído diálogos que reconhecem que experiências individuais são importantes para construir ambientes coletivos que sejam realmente diversos. “Ter um olhar atento para a vivência de pessoas com deficiência e suas particularidades fortalece o sentimento de que todas as pessoas importam. Reconhecemos que ainda temos um longo percurso pela frente, mas estamos comprometidos em seguir avançando nessa jornada”, finaliza.

The post Porto amplia oportunidades para colaboradores com deficiência appeared first on Revista Apólice.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima