O Instituto Brasileiro de Atuária (IBA) promove no dia 27 de novembro o 1º Fórum de Longevidade, em São Paulo. O encontro reunirá atuários, pesquisadores e profissionais do setor para discutir os impactos do envelhecimento da população brasileira e as soluções necessárias para garantir segurança financeira e inclusão social na vida longa.
Segundo Giancarlo Germany, presidente do IBA, o evento reforça o papel da entidade na construção de análises e propostas para esse mercado. “O aumento da expectativa de vida é uma conquista social, mas também impõe desafios que exigem planejamento. O IBA tem a responsabilidade de liderar o debate sobre como assegurar uma longevidade digna. A previdência complementar ampla e acessível é um elemento central nesse processo, não apenas como instrumento de segurança financeira, mas como base para promover inclusão ao longo do envelhecimento”.
O IBA destaca que a segurança financeira influencia diretamente a qualidade de vida na terceira idade, permitindo acesso à saúde, autonomia e participação social. A ausência de planejamento ou a insuficiência dos sistemas previdenciários pode aumentar a vulnerabilidade econômica de idosos, comprometendo sua independência.
Durante o fórum, especialistas abordarão temas como o impacto do aumento da expectativa de vida, modelos previdenciários, saúde do idoso e tendências do mercado de trabalho e consumo na terceira idade.
Entre os participantes confirmados estão Nilton Molina, presidente do Instituto de Longevidade da MAG Seguros; Luiz Roberto Ramos, médico e fundador do Centro de Estudos de Envelhecimento da Unifesp; Eduardo Lammers, superintendente-geral da Abrapp; Martha Oliveira, CEO do Grupo Laços; e Eduardo Fraga, ex-diretor da Susep e professor da UFRJ. As inscrições podem ser feitas no site do Instituto Brasileiro de Atuária.
The post IBA realiza 1º Fórum de Longevidade em São Paulo appeared first on Revista Apólice.