Safra recorde de grãos abre espaço para oportunidades no setor

O Brasil encerrou a safra 2024/2025 com o maior recorde de grãos da história, com mais de 350 milhões de toneladas colhidas, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB). Se confirmadas as expectativas da mesma entidade, o volume total a ser colhido na próxima safra deverá ser ainda maior, em torno de 353 milhões de toneladas, na safra 2025/2026.

Diferentemente de anos anteriores, quando fenômenos climáticos como El Niño e La Niña afetaram a produtividade, o clima neutro deste ano favoreceu campos e lavouras em todas as regiões do Brasil, permitindo que produtores alcançassem níveis recordes de colheita.

O crescimento expressivo da safra, no entanto, trouxe desafios logísticos e operacionais. Quase 40% dos grãos ainda não têm destino definido para armazenagem, enquanto máquinas essenciais, como tratores e colheitadeiras, operam no limite da capacidade. Para a Mapfre isso representa uma oportunidade de ampliar a proteção de equipamentos e infraestrutura agrícola.

“Quando uma máquina para de funcionar ou um silo apresenta problemas, o prejuízo nem sempre se limita ao equipamento. Toda a cadeia produtiva corre o risco de ser afetada, da colheita à comercialização, e isso compromete a rentabilidade do produtor”, diz Fabio Damasceno, diretor técnico de seguro rural da Mapfre.

Proteção de equipamentos e estoques vira prioridade

Silos e armazéns lotados tornam a operação ainda mais vulnerável para situações como, incêndios, falhas elétricas e deterioração de grãos, que comprometem a rentabilidade do negócio. Nesse cenário, seguros adequados permitem que os produtores planejem investimentos em infraestrutura, logística e manutenção com maior previsibilidade. Em anos de safra recorde, a gestão de riscos deixa de ser apenas uma prática cautelar e se transforma em um fator estratégico de competitividade.

“Uma colheita histórica oferece ao produtor a chance de recuperar perdas passadas e fortalecer sua estabilidade financeira para as próximas safras. É nesse contexto que o seguro orienta a estratégia do negócio, guiando investimentos e operações e ajudando a preservar resultados”, explica.

Para a companhia, o cenário de safra recorde no ano abre oportunidades para novos investimentos no campo, e o seguro é um aliado essencial para garantir que esse crescimento seja sustentável. “Embora a safra recorde e a maior estabilidade climática diminuam a percepção imediata de risco, esse momento favorece o planejamento do produtor. Graças ao fôlego financeiro proporcionado pelos bons resultados da safra, ele consegue projetar os próximos investimentos, mesmo diante de juros ainda bastante elevados, utilizando o seguro patrimonial como instrumento estratégico da sua gestão de riscos”, conclui.

The post Safra recorde de grãos abre espaço para oportunidades no setor appeared first on Revista Apólice.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima